Palácio do Itamaraty (Rio de Janeiro)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Palácio do Itamaraty[1] é uma edificação oitocentista, de grande valor histórico e artístico, situada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
O palácio foi sucessivamente residência nobre, sede do governo republicano (1889-1898) e sede do Ministério das Relações Exteriores (1899-1970). Atualmente funciona como dependência do ministério no Rio de Janeiro, arquivo, mapoteca e sede do Museu Histórico e Diplomático.
Significado do nome
"Itamarati" é uma palavra de origem tupi. "Ita" significa "pedra" e "marati" significa "cor de rosa"[carece de fontes ]. Vale ressaltar que o palácio Itamaraty carioca tem sua fachada na cor rosa.
História
O Palácio do Itamaraty foi construído entre 1851 e 1855 por Francisco José da Rocha, conde do Itamarati, filho do primeiro barão de Itamarati. A família dos barões de Itamarati atribuía a planta do palácio a dois arquitetos franceses anônimos, mas a obra consta oficialmente como sendo do brasileiro José Maria Jacinto Rebelo, discípulo de Grandjean de Montigny e um dos principais arquitetos ativos no período.
É atribuído a Jacinto Rebelo o projeto do edifício principal do palácio, em estilo neoclássico, rigorosamente simétrico e de nobres proporções, típico da sua obra.
Na parte traseira do palácio foi construído um lago ladeado de palmeiras imperiais. Alguns dos edifícios ao redor do pátio foram reformados entre 1927 e 1930 pelo arquiteto francês Joseph Gire, o escocês Robert Prentice e o austríaco Anton Floderer, em estilo neoclássico de tendência Beaux-Arts.
Robert Prentice e Anton Floderer projetaram a biblioteca, através de um projeto ganhador de um concurso promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. A biblioteca foi construída entre 1928 e 1930 para guardar os arquivos, biblioteca e mapas doados ao governo pelo barão de Rio Branco.[2]. Joseph Gire projetou a cimalha, as galerias de acesso aos salões e alterações na fachada. (fonte: Relatório do Ministério dos Assuntos Exteriores, 1930)
Sede do Ministério das Relações Exteriores
Foi sede do governo republicano de 1889 a 1898 e sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) de 1899 a 1970. A relação estabelecida entre a diplomacia brasileira e o antigo edifício que ocuparam por sete décadas fez com que o termo Itamaraty se tornasse cognome oficial do referido ministério.
O palácio, hoje, é escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro. Parte do palácio abriga os grandes acervos do Museu Histórico e Diplomático, do Arquivo Histórico e da Mapoteca. O prédio também abriga o Escritório de Informações das Nações Unidas (ONU) no Brasil.
O palácio foi o oitavo prédio tombado no Brasil em 1938[carece de fontes ].
Nenhum comentário:
Postar um comentário